Magnésio dimalato

Magnésio dimalato 

O Dimalato de Magnésio é um suplemento nutricional que além de ser uma fonte de Magnésio, oferece Ácido Málico em sua composição. Para entender os benefícios à saúde e as aplicações do Dimalato de Magnésio, precisamos primeiro entender cada um dos dois nutrientes isoladamente. Vamos lá...



Dimalato de Magnésio: Importância do Magnésium 3 Ultra

O magnésio é um mineral essencial para a vida humana. Ele participa de várias reações celulares e é responsável por quase todas as ações envolvendo anabolismo e catabolismo (construção e desmontagem de complexos orgânicos).


Mais de 300 sistemas enzimáticos dependem da presença do Magnésio. Ele regula muitas reações bioquímicas no organismo, incluindo glicólise, metabolismo de proteínas e lipídios. O Magnésio é necessário para a produção de energia tanto nas vias aeróbicas como anaeróbicas, regula a pressão arterial, atua na excitação muscular e no impulso nervoso, mantém o ritmo cardíaco normal, regula o nível de potássio dentro da célula, participa da síntese de DNA e RNA, contribui para o desenvolvimento estrutural do osso e atua no controle da glicose no sangue. (1,2,3)


Mais da metade do Magnésio encontrado no corpo é armazenado nos ossos, e o restante é distribuído entre os músculos e tecidos moles (coração, fígado, intestino, pele e outros tecidos conjuntivos). O Magnésio transita lentamente entre os ossos, músculos e outros tecidos, mas em caso de deficiência, o Magnésio é mobilizado a partir dos tecidos ósseos e musculares para suprir a demanda de órgãos vitais, tais como o coração e o fígado.


O magnésio está naturalmente presente em muitos vegetais, leguminosas, frutas e feijões, em concentrações variadas. Vegetais de folhas escuras, sementes oleaginosas, grãos inteiros e frutas secas têm altas concentrações de Magnésio. Naturalmente, o Magnésio Dimalate também está presente em alta concentração.



As Tolerâncias Dietéticas Recomendadas (RDA) para Magnésio é de 400 a 420 mg para homens adultos e 310 a 320 mg para mulheres adultas. Entretanto, nos países industrializados, onde a cultura alimentar "fora de casa" está se espalhando ao mesmo ritmo que o consumo de alimentos processados, cujo valor nutricional é baseado em energia, é comum encontrar uma prevalência de deficiência de magnésio na dieta. A ingestão inadequada de Magnésio tem sido associada ao aparecimento de várias doenças crônicas. Há um conjunto crescente de evidências científicas que apontam para o papel protetor dos nutrientes dietéticos na etiologia e progressão das doenças crônicas. (4)


De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar 2008-2009 (POF), na qual foram entrevistados 13.569 domicílios de todas as regiões brasileiras a fim de avaliar a qualidade dos alimentos na população, foi observada uma alta prevalência de inadequação de vitaminas e magnésio na população adulta de ambos os sexos, sendo que a população idosa teve os piores resultados. A implicação da alta prevalência de Magnésio inadequado pode ser devida à pequena variedade de alimentos que compõem a dieta habitual dos brasileiros, especialmente os idosos. (5)


Outro grupo populacional com tendência a apresentar deficiência de Magnésio são os atletas de competição devido às elevadas perdas por urina e suor em períodos de treinamento intenso, e os atletas em atividades com padrões estéticos rígidos (balé, ginástica olímpica), pois tendem a consumir quantidades inadequadas de Magnésio em sua dieta. Por esta razão, especula-se que a adequação de Magnésio nos atletas é 10% a 20% superior às recomendações atuais para indivíduos sedentários do mesmo sexo e faixa etária. (4)


A deficiência de magnésio no corpo pode causar tremores, espasmos musculares, mudanças de personalidade, lesões cardíacas, anorexia, náuseas e vômitos.


Conhecendo o Ácido Málico em Magnésio Dimalate


O ácido málico é um composto orgânico encontrado naturalmente em algumas frutas, como maçãs, arandos e certos tipos de uvas. O ácido málico também é sintetizado pelo corpo humano através do ciclo de Krebs, que é um mecanismo de conversão do glicogênio em energia, ou seja, ele gera energia no corpo a partir dos alimentos.


O ácido málico é o único metabolito do ciclo de Krebs que está positivamente relacionado à atividade física. Demonstrou-se ser um poupador de oxigênio porque contém carboidrato em sua composição. A respiração induzida pelo exercício das mitocôndrias está associada a um acúmulo de ácido málico no corpo. Devido à evidência convincente de que o ácido málico desempenha um papel fundamental na produção de energia, especialmente durante condições hipóxicas (baixa concentração de oxigênio nos tecidos), os suplementos de Dimalato de Magnésio foram examinados quanto aos seus efeitos sobre a Fibromialgia.


Na fibromialgia, acredita-se que o ácido málico possa prevenir a hipoxia 

 


Comentários